END - ULTRASSOM


               A figura acima é uma varredura axial de um feixe ultrassônico de 30,00 mm (emitido a partir de uma superfície) de um transdutor ultrassônico de 10 megahertz. As três figuras à direita são, partindo da parte superior, as seções tomográficas do feixe em 5 mm,  15 mm e 25 mm, respectivamente. 

________________________________________________________________________


                       Formação da frente de onda de compressão (longitudinal).
__________________________________________________________________________
 
   
                   Efeito da pulsação frequência sintonizada (2.88 MHz a 6.88 MHz em incrementos de 1 MHz de cima para baixo).
               A figura acima é uma colagem de 5 imagens. Um cabeçote com cristal de 6,00 mm de diâmetro, 5 MHz, foi montado em uma cunha 60 ° refração e a amplitude do pulso otimizado por meio do ajuste do pulsador a um pulso bi-polar com uma freqüência de 4.88MHz. O pulsador foi então sintonizado fora da frequência ideal a 3.88 MHz e 2.88 MHz, 5.88 MHz e em seguida 6.88 MHz. As imagens foram capturadas no mesmo ponto no vidro. Nota-se pela redução da intensidade da imagem a diminuição da amplitude. O comprimento de onda diminui à medida que o ajuste de frequência é realizado. Ou seja, maiores frequências, menores comprimentos de onda e maiores atenuações em um meio físico.
________________________________________________________________________
               Cabeçote  5 MHz  feito usando uma cunha  destinada a produzir um angulo de 60° (onda transversal ou de cisalhamento) em aço . Quando usado no vidro de sílica fundida, o ângulo de refração calculado é cerca de 81°. O ângulo medido utilizando varias intensidades de pico é de 80°. Nota-se a divergência do feixe.
_______________________________________________________________________


               Imagem gerada por um cabeçote TOFD de 6 mm de diâmetro, 5 MHz.
___________________________________________________________________________

                  Imagens fotoelásticas de pulsos ultrassônicos.

               Cabeçote TOFD de 5 MHz, 13 mm Ø,  produzindo uma onda longitudinal de 70°  no vidro. O vidro tem uma espessura de  25 mm com um entalhe de 3 x 1 mm onde sua ponta superior esta localizada a 16 mm da superfície. A linha escura no lado esquerdo do entalhe que vai de cima para baixo é a linha “de fusão ótica”. Isto fornece uma linha acústica transparente que torna as reflexões visíveis. A imagem é a captação  no instante  que a onda de cisalhamento toca a superfície oposta e a onda de compressão passa o entalhe dando origem as difrações superiores e inferiores.
___________________________________________________________________

              Phased Array Angular
             O cabeçote  usado é formado por  60 elementos lineares com uma freqüência nominal de 7.5MHz. Usando 24 elementos e a lei focal produziu-se uma onda que de compressão 60°. O cabeçote foi acoplado diretamente na superfície do vidro. Entretanto,  não tendo  nenhuma “cunha de refração intermediária” é dado forma também a onda de cisalhamento.
_______________________________________________________________
 
                         Phased Array Focalizado

                  Cabeçote 10 MHz formado pela  disposição de 32 elementos  usado para fazer um feixe focalizado. O foco ocorre na profundidade de 25 mm para a onda de compressão mas também podemos observara formação da onda de cisalhamento acima do ponto focal.
_____________________________________________________________________

                 Ultrassom por Imersão
             Cabeçote não focalizado para teste por imersão, 5 MHz, 9 mm Ø, é usado para mostrar os efeitos da mudança do comprimento de onda. É ilustrado a cima o pulso que reflete do vidro. Uma parcela da energia de pulso entrou no vidro e o pulso de 2 ciclos pode ser considerado para ter um comprimento de onda visivelmente mais longo do que o pulso na água. A imagem a baixo representa o pulso que retornou à superfície superior do vidro e retransmite na água. Dois pulsos mais lentos se movem para o cabeçote e uma reflexão mais fraca permanece no vidro.
_____________________________________________________________________